VOLTA A PÁGINA INICIAL

BIOGRAFIA

Nascido em 1982, Artur Cimirro iniciou seus estudos musicais de forma autodidata com violão (1995). Seu primeiro contato com o piano aconteceu em 1996, e a partir de 2001 dedicou-se a este instrumento.

Entre os anos de 2003 e 2004, fez aulas com o Maestro Leandro Menezes Faber e participou de master classes com diversos pianistas.

Artur Cimirro tem se apresentado em vários estados do Brasil e em países como: Rússia, Alemanha, França, Itália, Suíça, Polônia, Bulgária, Espanha, Holanda, Letônia, Nova Zelãndia e Australia a convite de Festivais Internacionais e Universidades de Música.

O Foco de seus estudos é o repertório virtuose das Paráfrases de Liszt às Sonatas de Sorabji. Também seu repertorio versa sobre obras que vão do barroco Dietrich Buxtehude até compositores vivos como Allan Crossman, Samuel Peruzollo Vieira, entre outros, o que resulta numa lista de mais de 200 nomes de compositores, incluindo os grandes mestres Bach, Mozart, Beethoven, Chopin, etc.

Ao longo de seus estudos Artur Cimirro desenvolveu uma técnica interpretativa que batizou de "Sistema Científico de Interpretação" onde as obras são analisadas levando em consideração fatores históricos que envolvem compositor e obra unidos à uma leitura fiel da partitura dentro de um contexto composicional (contrapontístico/harmônico/analítico). O resultado é o livro "Sistema Científico de Interpretação ou Hermenêutica Musical".

Em 2008, foi o primeiro estrangeiro a ganhar na Polônia o “V Konkurs na Projekt Nagraniowy Zapomniana Muzyka Polska” com o projeto para gravação de CDs com a obra completa do compositor virtuose Carl Tausig (1841-1871).

Em 2009 a crítica musical o comparou aos maiores ícones da música virtuosística para piano como Liszt, Cziffra e Horowitz. Em 2010 recebeu no Rio Grande do Sul o troféu “Bravo – Álvaro Godoy” em reconhecimento à sua trajetória como pianista no Brasil e no exterior.

Em 2011 foi convidado pela Stuart & Sons Handcrafted Pianos para fazer gravações e recitais na Oceania, o resultado deste trabalho é o CD e DVD "Cimirro plays Stuart & Sons in Terra Australis" e uma segunda turnê realizada em 2012.

Walter Aiub produz em 2013 o documentário "ARTUR CIMIRRO" com apresentação de fotos raras, vídeos de recitais, ensaios e uma longa entrevista realizada com o pianista/compositor.

Em 2014 durante sua turnê européia Artur Cimirro fez um projeto de intercâmbio cultural juntamente com a Academia Gnesin de Moscou onde suas master-classes e seus concertos foram recebidos com grande interesse e entusiasmo por parte dos músicos, professores e estudantes russos.

Em 2016 lançou pelo selo "Acte Prealable" o CD "Karol Tausig - Complete Original Piano Works" com a primeira parte das obras completas de Tausig, o CD "Aleksander Michalowski - Piano Works 1" (AP0365) e todas composições e transcrições do virtuoso romantico Geza Zichy (que possuia apenas a mão esquerda) em 2 CDs (AP0371/AP0372)

Artur Cimirro é compositor e arranjador, e até agora possui um grande número de obras. Uma lista completa de seus trabalhos está disponível nesta webpage.

Cimirro é Editor-Chefe da OPUS DISSONUS onde atua também como crítico de arte.



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      








The text of this website is available for modification and reuse under the terms of the Creative Commons Attribution-Sharealike 3.0
Unported License and the GNU Free Documentation License (unversioned, with no invariant sections, front-cover texts, or back-cover texts).